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Marketing e gestão colaborativa para campanhas de crowdsourcing

  • jul 26 / 2013
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Empresas que buscam se diferenciar com a inovação de produtos e serviços têm recorrido, com cada vez mais frequência, à diversidade da internet para encontrar soluções capazes de lidar com a complexidade dos seus desafios.

Entretanto, usar o conhecimento difuso da rede em prol da inovação empresarial ainda não é uma tarefa trivial. Embora as ferramentas para a criação de campanhas de crowdsourcing tenham se multiplicado nos últimos anos, o segredo de um projeto bem sucedido de co-criação em plataformas desse tipo reside, especialmente, na combinação de uma especificação detalhada das necessidades da companhia, no design e execução de uma campanha realmente engajadora. Ou seja, é fundamental que os times de marketing e da área diretamente afetada pelo projeto trabalhem em profunda sintonia, desde a concepção até a conclusão do desafio.

Em uma artigo recente publicado no blog da Havard Business Review, Ahmad Ashkar, CEO do Hult Prize – plataforma de crowdsourcing  para empreendedores sociais – elencou algumas regras para se obter sucesso em um concurso de crowdsourcing. Entre os princípio descritos por Ashkar estão a delimitação clara das fronteiras do desafio,  a demanda por soluções de alto impacto para o negócio e a abertura da campanha para o maior número de potenciais contribuintes, com o intuito de garantir uma diversidade ampla de propostas.

Em uma palestra que concedi no primeiro TedX VilaMadá, em 2009, apresentei alguns resultados de uma das primeiras pesquisas sobre crowdsourcing virtual conduzida por uma instituição de renome, a Havard Business School. O grupo de pesquisadores da escola investigou como se dava a dinâmica de resoluções de desafios no ambiente da Innocentive, uma das líderes globais desse segmento.

O estudo chamava a atenção por mostrar que a maior parte das soluções para os desafios postados não vinham de especialistas das áreas de conhecimento diretamente relacionadas aos problemas, mas de profissionais de campos próximos – e, às vezes, distantes -, que, justamente por conta desse distanciamento, conseguiram oferecer respostas pouco usuais e, em grande parte, inovadoras.

A atração de um público variado – e sua consequente multidisciplinaridade -  é, portanto, uma variável que pode determinar o sucesso ou fracasso de uma campanha de crowdsourcing. Uma tarefa a ser desempenhada a partir da inteligência do marketing , mas que será melhor sucedida quando executada em formato similar ao do próprio modelo – se utilizando da diversidade corporativa, e suas múltiplas competências, para encontrar as melhores estratégias de captura de conhecimento.